Algumas dicas de melhores vinícolas junto a Lisboa para si, que está em Lisboa e deseja visitar algumas vinícolas sem fazer grandes viagens, para Évora ou até para o Douro.
José Maria da Fonseca
Família de vinhos, vinhos de familia, é desta forma orgulhosamente que esta vinícola, talvez a mais antiga em Portugal, sempre dentro da mesma família, que já conta com 8 gerações com vinhos de diferentes regiões, de diferentes gamas, mas todos feitos com igual dedicação e empenho.
José Maria da Fonseca, a casa do vinho Periquita o mais antigo vinho engarrafado em Portugal e o terceiro mais vendido no Brasil, com uma história de mais de 160 anos, um nome Periquita é tão conhecido que até deu nome á uva em que é produzido, historicamente chamada de Castelão, trazida para a Península de Setúbal pelo próprio fundador da vinícola.
Uma empresa vinícola moderna, com centenas de castas nativas e internacionais, seus vinhos brancos e tintos, produzidos com a assemblagem de várias castas próprias.
Quinta do Gradil
A quinta que pertenceu a Marquês de Pombal, a Quinta do Gradil é considerada uma das mais antigas vinícolas do concelho do Cadaval, uma propriedade com uma capela nobre ornamentada por um torreão artísticamente decorado, um núcleo habitacional, uma adega e com uma área agrícola de 200 hectares ocupados com produções vinícolas e frutícolas.
A Quinta terá sido adquirida pelo Marquês de Pombal em 1760 que já na neste período produzia vinho, criando a Companhia das Vinhas do Alto Douro, pretensa da família até meados do século XX, quando foi comparada por Sampaio de Oliveira, nos finais dos anos 90 que os atuais proprietários, a família Vieira, adquirem a herdade.
Manzwine
A família Manz chegou á região e depressa se apaixonaram pela região a antiga Escola Primária, que esteve abandonada, é hoje a vinícola, a adega que centraliza toda a produção de Jampal.O antigo Lagar tem agora a loja da Manzwine, onde se inclui uma exposição permanente de artefactos.
Assim que chegaram a Portugal vindos do Brasil a Portugal, há cerca de doze anos e o que os atraiu, além da deslumbrante paisagem que circunda, foi as suas gentes, as quais inicialmente se mostraram céticas, normal, assim como disse Fernando Pessoa, primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Adega Mãe
Com uma área de aproximadamente 30 hectares destinados à vinha e uma capacidade de produção de 1,2 milhões de litros por ano, a Adega Mãe em uma adega inovadora com tecnologia de ponta na elaboração dos melhores vinhos.
A marca nasce pelas mãos da família Alves, mais conhecida pelo bacalhau ( Grupo Riberalves ), a AdegaMãe nasce como uma homenagem dos homens à matriarca da família, a Sra. Manuela Alves, e ao mesmo tempo a inspiração para um espaço de nascimento, de criação, no qual se pretende potenciar as melhores uvas e fazer nascer melhores vinhos.