Mercado de Santarém em Portugal
Mercado de Santarem em Portugal

Santarém é conhecido em Portugal e no Brasil por ser o local onde Pedro Alvares Cabral o “descobridor” do Brasil está sepultado, neste artigo vamos falar um pouco do belo mercado de Santarém em Portugal. Este cidade Ribatejana, com uma galomania típica, onde os campinos e a lida de Touros é uma constante, para não falar da importaria do rio Tejo.

 

Azulejos do mercado de Santarem

A Arte Nova está presente em Portugal a partir de 1900, especialmente na “casa portuguesa”. O pintor José Antonio Jorge Pinto vai interpretar, de forma original, influencias estrangeiras e funde-as na cultura portuguesa. Em 1930 Viriato Cassiano Monteiro, que já tinha projectado o cinema Eden, vai tambem projectar este mercado. Os azulejos são a imagem viva do mercado.

 

Mercado de Santarem em Portugal

A Fachada

Para alem do painel da fachada, surgem entre as portas das lojas instalações de azulejos, que totalizam 55 painéis azulares, numero impressionante, não apenas pela quantidade, mas fundamentalmente pela qualidade estética presente em cada um deles. Os azulejos do painel do portal da fachada são fabricados na fabrica da Aleluia “Aveiro” os restante 54 painel na Fabrica de Loiça de Sacavem e assinados por: 23 C. Ramos, 11 C.A.

 

Mercado de Santarem em Portugal

Temáticas

As temáticas são variadas, mas essencialmente o património local, paisagens naturais, tradições rurais….sempre pintados em tons azul e amarelo, formando uma moldura dos fundos pictóricos. Estes azulejos embelezam “Scalabis” e nasceram de uma interpretação artística de postais ilustrados.

 

Mercado de Santarem em Portugal

 

Venha conhecer Santarém e todo Portugal nas mãos dos melhores profissionais, roteiros privados feitos á sua medida.

Venha daí…

About Author

Hugo Gonçalves
O Hugo é uma pessoa extremamente comunicativa que adora viajar e ama o que faz. Ainda jovem começou a trabalhar como taxista na cidade de Lisboa que fez com que ficasse a conhecer a cidade e o País como ninguém e para além disso ganhou um gosto especial por comunicar quer seja com as gentes locais ou com muitos turistas com que se cruzada em cada dia. No entanto a vontade de saber mais e dar asas ao que realmente gostava de fazer, decidiu voltar a estudar Turismo na melhor escola de Turismo em Portugal e mudar toda a sua vida para fazer aquilo que realmente gosta, dar a conhecer o seu pais ao Mundo de uma forma genuína e autentica.