Gastronomia Portuguesa
Sardinhas

Gastronomia Portuguesa

Portugal é muito conhecido pela sua gastronomia tradicional, é um dos recursos culturais mais valiosos deste bonito país. Se pretende passar umas férias em Portugal não deixar passar e  experimentar alguns dos mais valiosos pratos típicos.

Com um clima ameno e fortificante, com uma grande costa marítima rica em pescas. Não é de estranhar que Portugal, com as ricas produções de vinho e azeite. Vasco da Gama em 1498 descobriu o caminho marítimo que o levaria ao encontro de valiosas especiarias que se encontravam, até então escondidas no oriente.

Arroz Doce
Arroz Doce

Cozido à Portuguesa

Cozido à Portuguesa é um dos Pratos de referencia Portuguesa conhecido mundialmente muito apreciado. A receita é feita com base de um cozido de carnes, enchidos, legumes ,vegetais variados criando um prato colorido e muito saboroso e apetitoso.

 

Cozido à Portuguesa
Cozido à Portuguesa

Sardinha Assada

A sardinha assada é um alimento muito típico nos meses de verão. Acompanha-se de bastante sal, salada de pimentos e batata cozida ou simplesmente sobre uma fatia de pão cozinhado artesanalmente. São dos pratos mais apreciados e consumidos da cozinha portuguesa, fruto de uma forte tradição. Existe vários pratos que têm sardinhas como ingrediente principal.

Sardinhas Assadas com salada, tomate e pimentos
Sardinhas Assadas com salada, tomate e pimentos

Leitão assado à Bairrada

Leitão Assado à moda da Bairrada é um dos pratos tradicionais mais conhecidos desta região (no centro) tendo sido uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. O sabor picante do molho e a pele estaladiço são marcas incontornáveis desta especialidade da cozinha tradicional Portuguesa. Normalmente é comido quente ou morno para que os seus aromas fiquem mais intensos no entanto, pode ser servido frio, havendo inúmeros apreciadores que preferem desta forma segundo a tradição na Bairrada, o leitão é acompanhado com batata pequena cozida com pele , com salada de alface , que não interfere com o sabor do leitão.

Leitão assado à Bairrada
Leitão assado à Bairrada

Arroz de Marisco com Tamboril

O Arroz de Marisco é um prato tradicional Portuguesa , e dai foi criado o Arroz de Marisco com Tamboril trata-se de um prato de peixe feito à base de camarão, conquilhas e cubos de tamboril, ao qual se associa o arroz. Tem um aroma bastante agradável como também pela a mistura de sabores e ingredientes próprios da cozinha tradicional portuguesa, na qual esta incluído os coentros, a cebola , o alho e o azeite.

Arroz de Marisco com Tamboril
Arroz de Marisco com Tamboril

Açorda à Alentejana

A açorda à alentejana é um prato típico alentejano feito à base de coentros, pão, alho e azeite. Este prato é adaptável a diferentes tipos de açorda podendo incluir marisco, bacalhau e outros. Foi dos pratos finalistas às 7 Maravilhas da gastronomia portuguesa , pode ainda ser servido com peixe fresco (frito ou cozido). Esta sopa é um dos um dos pratos típicos da gastronomia alentejana mais conhecidos.

Açorda de bacalhau à alentejana
Açorda de bacalhau à alentejana

About Author

Flavio
O Flávio é um jovem que adora desporto, sobretudo tudo o que esteja ligado ao futebol e conhecer novos países, novas culturas. Nasceu numa família entusiasta por viajar ou não fosse seu pai, o Hugo uma pessoa que chega mesmo a ser considerado um verdadeiro embaixador de Portugal pela sua dedicação ao Turismo, outro de seus hobbies é a leitura o que o faz viajar pelo Mundo sentado numa cadeira. Embora jovem sente o Turismo como ninguém de tal forma que é já estudante de Turismo, carreira que espera encabeçar num futuro próxima isto visto pela sua dedicação em tudo a que se propõe.