O Cabo da Roca em Sintra Portugal, é um local que não pode deixar de visitar na sua visita a Portugal, assim como o famoso poeta épico Português o relatou, “Aqui…onde a terra se acaba…e o mar começa…” em Sintra Portugal a pouco mais de trinta minutos de carro da cidade de Lisboa.
A ponta mais ocidental da Europa Continental e a 150 metros de altura do mar, o que o torna bastante ventoso, pelo que durante a visita aconselhamos a agasalhar-se, com uma visita maravilhosa da Serra e da “Pedra da Ursa” e claro o imenso Oceano Atlântico. Com uma flora é diversa e algumas espécies únicas, sendo objecto de vários estudos que se estendem, igualmente, à geomorfologia, flora que ajuda a suster a erosão da Serra de Sintra, devido aos fortes ventos.
Aqui pode encontrar diversos trilhos criados pelos visitantes mais aventureiros, no entanto o mesmo é desaconselháveis, para quem não tenha preparação física para o mesmo vestuário e equipamento para o fazer. De tempos a tempos a policia e até mesmo a força aérea Portuguesa, tem de socorrer pessoas de helicóptero a locais com difícil acesso.
O farol do Cabo da Roca que está entre os mais antigos da costa Portuguesa, faz parte dos seis faróis mandados construir pelo grande estados Português, Marquês de Pombal no Séc. XVIII o segundo mais antigo em Portugal. Alvo de inúmeras alterações em 1843 o farol com a montagem de um novo aparelho, composto de dezasseis candeeiros de Argand com refletores parabólicos funcionando a azeite.
Sem dúvida que uma das maiores atrações da região é o seu Pôr do Sol, a hora aproximada do mesmo diverge com a época do ano, no entanto sem dúvida que o período mais interessante será entre a Primavera e o Verão entre Abril e Setembro.