Palácio de Mafra e Santuário do Bom Jesus em Braga já são património Mundial da Unesco
Palácio de Mafra e Santuário do Bom Jesus em Braga já são património mundial da Unesco, foi em Baku no Azerbaijão na 43.ª Sessão do Comité do Património, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que Portugal conseguiu juntar mais dois importantes monumentos á lista dos 15 que já tinha, passando agora a ter 17 monumentos património Mundial da Unesco.
Palácio Nacional de Mafra
Um conjunto arquitetónico barroco, constituído pelo Paço Real, uma Basílica e um magnifico Convento, onde vai encontrar importantes coleções de escultura e pintura italiana e portuguesa, uma das melhores bibliotecas Portuguesas, bem como dois magnificos carrilhões, seis órgãos dos mais importantes e imponentes do país e um hospital do século XVIII.
O Palácio Nacional de Mafra é o mais importante monumento do barroco em Portugal, construído com uma pedra da região, a pedra lioz e uma dimensão de 38.000 m, com 1.200 divisões, 4.700 portas e janelas e 156 escadas, uma construção apenas tornada realidade pelas afluências do Brasil, durante o Reinado de Dom João V:
O Rei Português Dom João V encomendou esculturas e pinturas de grandes Mestres Italianos e Portugueses, na Flandres dois carrilhões com 92 sinos os maiores já construtivos até então e ainda um conjunto de seis órgãos históricos na Basílica, bem como uma importante biblioteca do séc. XVIII, com 38.000 volumes e um Núcleo Conventual.
Santuário do Bom Jesus
Outra mais valia do Barroco europeu, o Santuário do Bom Jesus do Monte, embora com inúmeras mudanças ao longo dos anos, a sua origem remontam ao inicio do século XIV, é sem dúvida a maior atracção turístico da região de Braga, no Minho, norte de Portugal.
Outra das grandes curiosidades é o funicular, uma grande obra de engenharia do séc. XIX, o primeiro a ser instalado em Portugal, em 1882, trabalhando até aos dias de hoje com um sistema de água para vencer um desnível de 300 metros em 3 minutos, um sistema de contrapesos, bastante caricatos nos dias de hoje.
Uma escadaria formada por 17 patamares decorados com várias temáticas diversas fontes simbólicas, estátuas alegóricas e outra decoração barroca da Via Sacra, aos Cinco Sentidos, as Virtudes, o Terreiro de Moisés e, no cimo de tudo, as oito figuras bíblicas que participaram na Condenação de Jesus.