Palácio de Mafra e Santuário do Bom Jesus em Braga já são património Mundial da Unesco
Palácio de Mafra e Santuário do Bom Jesus em Braga já são património Mundial da Unesco

Palácio de Mafra e Santuário do Bom Jesus em Braga já são património da Unesco, foi em Baku no Azerbaijão na 43.ª Sessão do Comité do Património, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que Portugal conseguiu juntar mais dois importantes monumentos á lista dos 15 que já tinha, passando agora a ter 17 monumentos património Mundial da Unesco.

Palácio Nacional de Mafra

Um conjunto arquitetónico barroco, constituído pelo Paço Real, uma Basílica e um magnifico Convento, onde vai encontrar importantes coleções de escultura e pintura italiana e portuguesa, uma das melhores bibliotecas Portuguesas, bem como dois magnificos carrilhões, seis órgãos dos mais importantes e imponentes do país e um hospital do século XVIII.

 

 

O Palácio Nacional de Mafra é o mais importante monumento do barroco em Portugal, construído com uma pedra da região, a pedra lioz e uma dimensão de  38.000 m, com 1.200 divisões, 4.700 portas e janelas e 156 escadas, uma construção apenas tornada realidade pelas afluências do Brasil, durante o Reinado de Dom João V:

Palácio de Mafra e Santuário do Bom Jesus em Braga já são património Mundial da Unesco

 

O Rei Português Dom João V encomendou esculturas e pinturas de grandes Mestres Italianos e Portugueses, na Flandres dois carrilhões com 92 sinos os maiores já construtivos até então e ainda um conjunto de seis órgãos históricos na Basílica, bem como uma importante biblioteca do séc. XVIII, com 38.000 volumes e um Núcleo Conventual.

Santuário do Bom Jesus

.

 

Outra mais valia do Barroco europeu, o Santuário do Bom Jesus do Monte, embora com inúmeras mudanças ao longo dos anos, a sua origem remontam ao inicio do século XIV, é sem dúvida a maior atracção turístico da região de Braga, no Minho, norte de Portugal.

Outra das grandes curiosidades é o funicular, uma grande obra de engenharia do séc. XIX,  o primeiro a ser instalado em Portugal, em 1882, trabalhando até aos dias de hoje com um sistema de água para vencer um desnível de 300 metros em 3 minutos, um sistema de contrapesos, bastante caricatos nos dias de hoje.

Uma escadaria formada por 17 patamares decorados com várias temáticas diversas fontes simbólicas, estátuas alegóricas e outra decoração barroca da Via Sacra, aos Cinco Sentidos, as Virtudes, o Terreiro de Moisés e, no cimo de tudo, as oito figuras bíblicas que participaram na Condenação de Jesus.

Venha descobrir este e outros mais importantes monumentos Portugueses agora mesmo !!!

About Author

Hugo Gonçalves
O Hugo é uma pessoa extremamente comunicativa que adora viajar e ama o que faz. Ainda jovem começou a trabalhar como taxista na cidade de Lisboa que fez com que ficasse a conhecer a cidade e o País como ninguém e para além disso ganhou um gosto especial por comunicar quer seja com as gentes locais ou com muitos turistas com que se cruzada em cada dia. No entanto a vontade de saber mais e dar asas ao que realmente gostava de fazer, decidiu voltar a estudar Turismo na melhor escola de Turismo em Portugal e mudar toda a sua vida para fazer aquilo que realmente gosta, dar a conhecer o seu pais ao Mundo de uma forma genuína e autentica.