Casa dos Bicos em Lisboa
Casa dos bicos em Lisboa

Casa dos Bicos em Lisboa

A casa de Brás de Albuquerque, mais conhecida por Casa dos Bicos sem dúvida um dos mais  emblemáticos e curiosos edifícios em Lisboa, quer pelo nome, mas sobretudo pela originalidade, revestida de pedra aparelhada em forma de ponta de diamante, forma essa que criou o mito que em seus “bicos” haveria diamantes escondidos, daí que o povo quebrasse algumas dessas pontas na tentativa de encontrar os ditos diamantes….sem sucesso é claro !!!

 

casa dos bicos em lisboa

Localizada no Campo das Cebolas, no centro de Lisboa, bastante próximo  do Terreiro do Paço, foi construída em 1523 por D. Brás de Albuquerque governador do estado Português da India, depois de uma viagem a Itália onde ficou impressionado como Palácio dos Diamantes de Ferrara e o Palácio Bevilácqua em Bolonha. Decide então construir um edifico inspirado pelo Renascentismo Italiano,onde as janelas e das portas, todas de dimensões e formatos distintos.

 

casa dos bicos em lisboa

 

O grande terramoto de 1755  não poupou a casa dos bicos, tendo sido bastante destruída, no entanto pode-se consultar sua forma original no Museu da Cidade, mais precisamente no painel de azulejos da Ribeira Velha, adquirida pela prefeitura na década de 60 do século XX que a restaurou e na década de 80, reergue os dois andares que tinham caído com o Terramoto. No interior um importante espólio arqueológico descoberto precisamente nas obras de restauro, com quatro tanques de salga romanos, parte da antiga Cerca Moura, parte de uma torre medieval e pedaço de pavimento mudéjar.

 

casa dos bicos em Lisboa

 

Hoje em dia a Casa dos Bicos acolhe a Fundação José Saramago único Português a receber o  prémio Nobel de Literatura ( 1998 ), vindo a falecer a 18 de junho de 2010, com várias publicações como  Ensaio sobre a Cegueira, adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil, Uruguai e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (realizador de O Fiel Jardineiro e Cidade de Deus).

casa dos bicos em Lisboa

Aberto de e segunda a sábado das 10h00/18h00
Preços: entrada normal 3 € | Estudantes 2 €  |Grátis para crianças até aos 12 anos

Venha conhecer em nosso Passeio de Lisboa

About Author

Hugo Gonçalves
O Hugo é uma pessoa extremamente comunicativa que adora viajar e ama o que faz. Ainda jovem começou a trabalhar como taxista na cidade de Lisboa que fez com que ficasse a conhecer a cidade e o País como ninguém e para além disso ganhou um gosto especial por comunicar quer seja com as gentes locais ou com muitos turistas com que se cruzada em cada dia. No entanto a vontade de saber mais e dar asas ao que realmente gostava de fazer, decidiu voltar a estudar Turismo na melhor escola de Turismo em Portugal e mudar toda a sua vida para fazer aquilo que realmente gosta, dar a conhecer o seu pais ao Mundo de uma forma genuína e autentica.