O que visitar em Coimbra
Tour Coimbra e Porto

O que visitar em Coimbra

Coimbra foi a capital medieval de Portugal durante mais de cem anos, e é a sede da maior universidade do país durante os últimos cinco séculos. A sua cidade tem uma grande influência na história de Portugal. A atualidade é uma cidade compacta, que obrigação ser visitada a pé. A sua região histórica encontra-se junto a um vale na margem do rio Mondego. 

Coimbra
Coimbra

Sé Velha – Coimbra 

A construção da Sé Velha teve início no século XII, sob a orientação do Mestre Roberto que dirigia na mesma época a obra da Sé de Lisboa. A igreja românica. O claustro, de um piso, disposto lateralmente a sul da igreja, foi construído no início do século XIII. 

Sé Velha de Coimbra
Sé Velha de Coimbra 

No interior da igreja, destacam-se a cabeceira, a torre-lanterna sobre o cruzeiro, os túmulos medievais e os azulejos sevilhanos quinhentistas que revestiam os pilares e naves, hoje circunscritos a alguns vãos e arcossólios.  

Interior Sé velha de Coimbra
Interior Sé velha de Coimbra

Biblioteca Joanina 

A Biblioteca Joanina é uma biblioteca do século XVIII situada no Palácio das Escolas da Universidade de Coimbra, no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. sendo reconhecida com uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias. Além de local de pesquisa de muitos estudiosos, o espaço é ainda frequentemente utilizado para concertos, exposições e outras manifestações culturais. 

Biblioteca Joanina 
Biblioteca Joanina 

Portugal dos Pequenitos 

Se vem para Portugal com os seus filhos mais pequenos pode faltar uma visita a esta incrível recreação do nosso país Portugal. Como é popularmente referido, localiza-se no largo do Rossio de Santa Clara, no distrito de Coimbra, em Portugal. Trata-se de um parque temático concebido e construído como um espaço lúdico, pedagógico e turístico, para mostrar aspetos da cultura e do património português, em Portugal e no mundo. 

Portugal dos Pequeninos
Portugal dos Pequeninos

Igreja de Santa Cruz 

Situado nas margens do Mondego, o Mosteiro de Santa Cruz é um dos mais antigos e importantes monumentos de Coimbra, fundado em 1131 pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, vinha aqui assistir aos ofícios religiosos quando regressava das suas batalhas de Reconquista Cristã. 

Igreja de Santa Cruz 
Igreja de Santa Cruz

Conímbriga 

Conímbriga é uma povoação estabelecida desde a Idade do Cobre que foi um importante centro durante o Império Romano e que continuou habitada até pelo menos o século IX. Monumento Nacional, tendo sido palco de escavações desde o século XIX. 

Conímbriga 
Conímbriga 

Localiza-se a dezassete quilómetros de Coimbra, na freguesia de Condeixa-a-Velha, a dois quilómetros de Condeixa-a-Nova. Museu Monográfico de Conímbriga, onde estão expostos muitos dos artefactos encontrados nas escavações arqueológicas. 

Conímbriga 
Conímbriga 

Capela de São Miguel 

A pequena, mas encantadora Capela de São Miguel foi construída em 1517. O projeto pertenceu a Marcos Pires, autor do portal lateral manuelino de feição naturalista terminada por Diogo de Castilho. A entrada é feita por um portal neoclássico de José de Carvalho elaborado em 1780. No interior, as paredes do coro alto e da tribuna apresentam painéis de azulejos de fabrico coimbrão do séc. XVIII de influência holandesa. Na nave, o revestimento azulejar são do séc. XVII de oficina lisboeta.

Capela de São Miguel 
Capela de São Miguel

About Author

Hugo Gonçalves
O Hugo é uma pessoa extremamente comunicativa que adora viajar e ama o que faz. Ainda jovem começou a trabalhar como taxista na cidade de Lisboa que fez com que ficasse a conhecer a cidade e o País como ninguém e para além disso ganhou um gosto especial por comunicar quer seja com as gentes locais ou com muitos turistas com que se cruzada em cada dia. No entanto a vontade de saber mais e dar asas ao que realmente gostava de fazer, decidiu voltar a estudar Turismo na melhor escola de Turismo em Portugal e mudar toda a sua vida para fazer aquilo que realmente gosta, dar a conhecer o seu pais ao Mundo de uma forma genuína e autentica.