Logo tours Walkborder

Melhores Queijos Portugueses

Portugal é uma País com uma gastronomia bastante reconhecida no Mundo inteiro e claro seus queijos não podem ser exceção, neste artigo vamos mostrar alguns dos melhores queijos Portugueses, isto para que fique com vontade de conhecer melhor a gastronomia Portuguesa.

Queijo de Évora

Queijo de Évora, mais precisamente do Alentejo, denominado DOP ( denominação de origem protegida ) é fabricado com leite de ovelha, um queijo curado com uma cor mais amarelada, que vai escurece com o tempo e em contacto com o ar, tornando o seu sabor um pouco acidulado e ligeiramente picante. 

Com uma “casca” lisa ou um pouco rugosa, produzido através de coagulação do leite cru, com a acção do cardo.

Queijo de São Jorge

O Queijo da ilha de São Jorge nos Açores, ou queijo da ilha como é conhecido em Portugal Continental a qual para efeitos de produção constitui, na sua totalidade, a Região Demarcada do Queijo São Jorge.

Com umas características diferentes da grande generalidade dos queijos portugueses quer pelo sabor mais apimentado, uma vez que têm uma cura mais prolongada, quer pelo tamanho e peso dos mesmos.

 

Queijo de Azeitão

Queijo de Azeitão é mais um queijo de ovelha produzido nas regiões de Azeitão, Palmela e Sesimbra no concelho de Setúbal a sul do rio Tejo.

Com apenas 8 cm de diâmetro e 5 cm de altura, o queijo de Azeitão possui uma casca amarelada e bem macia, com um peso entre 100 e 250 g. passa por um período de 20 dias de cura, sendo comum serem vendidos envolvidos em papel vegetal.  Com uma pasta é mole, um aroma e sabor intenso que se assemelham de certa forma aos do queijo da serra, até na forma de se comer, uma vez poderão ser barrados.

Queijo Serra da Estrela

A view from aerial tramway with rocks and snow in Serra da Estrela – mountain range in Portugal (Mountain Range of the Star)

 

Talvez o queijo mais antigo em Portugal o Queijo Serra da Estrela remonta ao séc. XII e o mais famoso estando presente nas mesas reais Europeias, tendo sido mesmo evocado por Gil Vicente no séc. XVI.

Produzido na região montanhosa da Serra da Estrela, que serve de pasto às ovelhas das diferentes raças “Serra da Estrela” ou “Churra Mondegueira”, consideradas como as de melhores para este tipo de queijos, o fabrico do queijo da Serra da Estrela cumpre o ritual da forma tradicional, como há centenas de anos.

Requeijão

melhores queijos portugueses

 

O Requeijão é o nome  dado a um tipo de queijo semelhante ao famoso Ricotta italiano, sólido e normalmente com um sabor forte característico, mais salgado que a versão italiana.

Um queijo de cor branca a branca-amarelada, sendo normalmente vendido em recipientes de plástico especialmente concebidos e que combinam muito bem com doce de abóbora ou outro doce artesanal.

Queijo de Serpa

Mais queijo da região do Alentejo, o queijo de Serpa um queijo tradicionalmente  que se distingue,  pelo seu período de maturação mais prolongado, no mínimo de 4 meses. Um queijo com uma particularidade, seu corte deve ser feito com apenas quatro movimentos, com crenças religiosas sendo o pano utilizado para a filtração do leite ser dobrado rigorosamente 40 vezes.

About the Author
O Hugo é uma pessoa extremamente comunicativa que adora viajar e ama o que faz. Ainda jovem começou a trabalhar como taxista na cidade de Lisboa que fez com que ficasse a conhecer a cidade e o País como ninguém e para além disso ganhou um gosto especial por comunicar quer seja com as gentes locais ou com muitos turistas com que se cruzada em cada dia. No entanto a vontade de saber mais e dar asas ao que realmente gostava de fazer, decidiu voltar a estudar Turismo na melhor escola de Turismo em Portugal e mudar toda a sua vida para fazer aquilo que realmente gosta, dar a conhecer o seu pais ao Mundo de uma forma genuína e autentica.