Capela dos Ossos em Évora
roteiro 3 dias em Lisboa

Capela dos Ossos em Évora, sem dúvida um local extremamente intrigante em Évora, na região do Alentejo, que não poderá deixar de visitar em Portugal.

História da Capela dos Ossos em Évora

walkborder tours portugal

 

No Séc. XVI Évora os cemitérios eram bastantes mais pequenas, embora Évora tivesse bastantes ( cerca de 40 ), construída por iniciativa de três monges Franciscanos com o objetivo de representar a transitoriedade da vida, a Capela dos Ossos conta com mais de cinco mil ossos e crânios adornando as paredes, o teto e as colunas, e até o exterior desta capela, provenientes dos diversos cemitérios da cidade.

capela dos ossos em Évora

Representando uma alegoria à morte,  na Capela dos Ossos se pode ler  “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos.” sem dúvida a esta é a mais famosa Capela revestida de ossos, mas não a única em Portugal, sendo que existem mais cinco capelas de ossos na região de Algarve e Alentejo.

Seu Interior

capela dos ossos em évora

 

Esta capela é formada por 3 naves com 18,70 m de comprimento e 11m de largura, onde a luz entra por três pequenas frestas do lado esquerdo, suas abóbadas são de tijolo rebocado a branco, todas elas pintadas com motivos alegóricos acerca da morte, e até dois esqueletos completos pendurados por correntes numa das paredes, sendo que um deles pertence a uma criança.

É claro que as ossadas os três monges Franciscanos responsáveis pela construção da capela dos ossos de Évora estão na capela, num pequeno caixão branco.

capela dos ossos em évora

A par com as ruínas do Templo Romano, a Capela dos Ossos é sem dúvida uma das grandes atrações de Évora, embora tem muita gente que não se sente bem a visitar, talvez por pensar que se trata de uma visita um tanto ou quanto sinistra, o local que adora ou detesta.

A maioria de seus visitantes acabam por adotar uma postura silenciosa e respeitosa, aproveitando este momento  para pensar em determinados aspectos da vida humana, respeitando mais o presente.

walkborder Tours Portugal

Venha conhecer esta bela capela, nesta região que é o Alentejo, o mais extenso território em Portugal, conhecido por seus vinhos, sua gastronomia, Oliveiras e Cortiça, Clique já !!!

Informações acerca da Capela dos Ossos em Évora:

  • Morada –  Anexo à Igreja de São Francisco – Praça Primeiro de Maio
  • Horário de Funcionamento: abre diariamente (fecha em 1º de Janeiro; Domingo de Páscoa; 24 de Dezembro à tarde; 25 de Dezembro)
  • Horário: das 9h às 18:30  (1º de Junho a 30 de Setembro) e às 17h (1º de Outubro a 31 de Maio). Aos domingos e dias santos abre às 10h. Fecha para almoço das 12:50 às 14:30
  • Custo: 5€ (a entrada também serve para o Núcleo Museológico e a Coleção de Presépios da igreja).
  • Família: 12€ ( dois adultos e dois jovens )
  • Site: igrejadesaofrancisco.pt

About Author

Hugo Gonçalves
O Hugo é uma pessoa extremamente comunicativa que adora viajar e ama o que faz. Ainda jovem começou a trabalhar como taxista na cidade de Lisboa que fez com que ficasse a conhecer a cidade e o País como ninguém e para além disso ganhou um gosto especial por comunicar quer seja com as gentes locais ou com muitos turistas com que se cruzada em cada dia. No entanto a vontade de saber mais e dar asas ao que realmente gostava de fazer, decidiu voltar a estudar Turismo na melhor escola de Turismo em Portugal e mudar toda a sua vida para fazer aquilo que realmente gosta, dar a conhecer o seu pais ao Mundo de uma forma genuína e autentica.