Ano Jubilar em Santiago de Compostela 2021
Ano Jubilar em Santiago de Compostela 2021

Ano Jubilar em Santiago de Compostela 2021

Depois dum ano tão difícil para todos que está a ser 2020, o próximo ano será um ano de alegrias e fé o melhor exemplo disso seria o ano Jubilar em Santiago de Compostela 2021.

Em 2021 vai se celebra em Santiago de Compostela  o ano jubilar uma celebração que acontece sempre que o dia 25 de julho, dia de Santiago Maior, coincide com um domingo, isto numa  sequência de seis, cinco, seis e onze anos, cerca de 14 vezes em cada século, onde a Igreja Católica tem a potestade de conceder a indulgência plenária ou seja o perdão de todos os pecados aos fiéis que visitem o túmulo do Apóstolo Santiago na catedral, que rezem alguma oração pelas intenções do papa e recebam os sacramentos da confissão e da comunhão e assistam á missa.

Ano Jubilar em Santiago de Compostela
Catedral de Santiago de Compostela Praça Obradoiro

Esse anos ficam conhecidos como jacobeus ou anos santos compostelanos, impulsionadores de centenas de peregrinações que, ao longo da história, conduziram milhares de peregrinos de todos os cantos do mundo até ao túmulo do apóstolo Santiago em Espanha para «limparem» as suas almas.

Uma celebração que remonta ao século XV, acredita-se que o primeiro Jubileu terá sido em 1428, ou 1434, ambos convocados pelo arcebispo D. Lope de Mendoza.

O inicio da cerimónia acontece com a abertura da Porta Santa na tarde de 31 de dezembro do ano que termina, assim como difícil é o caminho de Santiago, o arcebispo de Santiago bate três vezes com um martelo de prata do lado de fora no muro que veda este acesso, a comitiva  encabeçada pela autoridade religiosa pede ao apóstolo Santiago permissão para entrar de seguida é derrubado o muro.

Ano Jubilar em Santiago de Compostela 2021
Porta Sagrada

O acesso que é tradicionalmente utilizado pelos peregrinos para entrarem no templo, fica aberto durante os 12 meses, voltando a ser encerrado com uma grade no último dia do ano até ao Jacobeu seguinte.

A Porta Santa, dedicada a São Paio, no mosteiro em frente, foi uma das sete portas menores da catedral de Santiago, acima dela pode ver-se a figura do apóstolo Santiago junto aos seus discípulos Teodoro e Atanásio, nos dois lados da porta estão ainda as 24 estátuas sentadas de apóstolos, patriarcas e profetas, ordenadas em quatro fileiras de três corpos de cada lado, todas provenientes do coro românico construído pelo Mestre Mateo (Mateus), autor do Pórtico da Glória.

Ano Jubilar em Santiago de Compostela 2021
Porta Sagrada

Ano Jubilar em Santiago de Compostela 2021

Não só Santiago tem esta capacidade Jubilar, existem cinco lugares no mundo com esta capacidade jubilar, três deles em Espanha: Santiago de Compostela, Santo Toribio de Liébana, Caravaca de la Cruz, Jerusalém e Roma, onde a indulgência plenária se outorga a cada 25 anos.

Ano Jubilar em Santiago de Compostela 2021
Santiago Compostela

Para conceder esta graça é necessário cumprir os seguintes requisitos para lograr o perdão dos pecados no ano jacobeu:

Não é necessário ir a caminhar até à catedral de Santiago nem mesmo completar um determinado número de quilómetros ao longo do Caminho de Santiago, senão simplesmente visitar o templo qualquer dia do ano santo.

– Recomenda-se entrar pela Porta Santa e assistir à missa do peregrino, que se celebra todos los dias do ano jacobeu às 12h na catedral, embora estes dois requisitos não sejam obrigatórios.

– Exige-se rezar uma oração (um pai nosso ou um credo) pelas intenções do sumo pontífice romano.

– É necessário confessar-se e comungar, quer seja no mesmo dia em que entra no templo compostelano ou até nos quinze dias anteriores ou posteriores, em qualquer outro lugar.

– A indulgência plenária pode ser alcançada uma vez por dia e pode aplicar-se para si mesmo ou para os fiéis defuntos.

Na Walkborder temos um programa para si para este tão importante evento religioso da Igreja Católica que se iniciará a 25 de Julho de 2021, mas que vamos já iniciar.

Tire as suas dúvidas ou questões acerca do ano jubilar em Santiago de Compostela 2021, agora mesmo !!!

About Author

Hugo Gonçalves
O Hugo é uma pessoa extremamente comunicativa que adora viajar e ama o que faz. Ainda jovem começou a trabalhar como taxista na cidade de Lisboa que fez com que ficasse a conhecer a cidade e o País como ninguém e para além disso ganhou um gosto especial por comunicar quer seja com as gentes locais ou com muitos turistas com que se cruzada em cada dia. No entanto a vontade de saber mais e dar asas ao que realmente gostava de fazer, decidiu voltar a estudar Turismo na melhor escola de Turismo em Portugal e mudar toda a sua vida para fazer aquilo que realmente gosta, dar a conhecer o seu pais ao Mundo de uma forma genuína e autentica.