A História do Fado
A História do Fado

A História do Fado

Muitos haverá sobre a história do Fado, no enato deixamos neste artigo algumas curiosidades dobre o mesmo.

A palavra Fado significa destino e nasce da palavra Fathum em latim, celebrando o destino, a melancolia, saudade, uma história que se pensa ter nascido no séc. XIX com a chegada da família real Portuguesa do Brasil, pois pensa-se que o Fado descenda também da música Afro-Brasileira.

A história do Fado

A História do Fado

Uma música Portuguesa, tradicional de Lisboa, embora também em Coimbra se canta o Fado, mas de forma diferente, em Coimbra só com homens ( ao contrário do Fado de Lisboa ).

A primeira e mais conhecida Fadista foi Maria Severa, esta que era prostituta e amante do ilustre do Conde de Vimioso acabaria por “levar” o Fado para a Alta Aristocracia, que até aqui não eram apreciadores deste tipo de música de baixos estratos.

história do Fado
Maria Severa

Sempre de forma espontânea, o Fado era cantado dentro e fora de portas, nas hortas, em touradas, em ruas e vielas, com líricas urbanas, sobre o dia-a-dia, muito conectado com a marginalidade e também ambientes frequentados por prostitutas, marinheiros, boleeiros e marialvas.

historia do Fado

O Fado é acompanhado por duas guitarras; a guitarra clássica e a guitarra Portuguesa esta última com doze cordas e com um som bem mais metálico, durante a ditadura o Fado acabaria por ser usado compósitos politicos, tendo sido censurado e até se alterou as líricas apelando á unificação do País, promovendo valores familiares.

A História do Fado

Quando o regime ditatorial caiu, cai também o Fado, iso porque as gerações mais novas “desconfiavam” do Fado, já nos anos 80 uma nova era de Fadistas nasce, entre eles a mais famosa Marisa.

A história do Fado

Em 1999, morre o icone do Fado Mundial, Amália Rodrigues, nas cerimónias fúnebres estiveram cerca de 100.000 pessoas, um verdadeiro funeral estatal, o que acaba por indicar a ligação dos Portugueses com o Fado.

Uma visita a Lisboa, jamais ficará completa sem uma visita a um restaurante com Fado tradicional, pergunte-nos agora mesmo como

About Author

Hugo Gonçalves
O Hugo é uma pessoa extremamente comunicativa que adora viajar e ama o que faz. Ainda jovem começou a trabalhar como taxista na cidade de Lisboa que fez com que ficasse a conhecer a cidade e o País como ninguém e para além disso ganhou um gosto especial por comunicar quer seja com as gentes locais ou com muitos turistas com que se cruzada em cada dia. No entanto a vontade de saber mais e dar asas ao que realmente gostava de fazer, decidiu voltar a estudar Turismo na melhor escola de Turismo em Portugal e mudar toda a sua vida para fazer aquilo que realmente gosta, dar a conhecer o seu pais ao Mundo de uma forma genuína e autentica.