Braga eleita melhor destino Europeu para visitar em 2021
Á segunda foi de vez a cidade de Braga foi eleita o Melhor Destino Europeu para visitar em 2021, p prémio muito aguardado contou com mais de 109.000 votos dos internautas no Mundo inteiro, sendo que 72% dos quais foram de fora de Portugal.
Um primo atribuída pela European Best Destinations, uma organização com sede em Bruxelas, que tem como intuito promover a cultura e o turismo na Europa, começou a atribuir estes prémios em 2010.
Em 2019, Braga já tinha ficado em segundo Melhor Destino Europeu, mas este ano ganhou o primeiro lugar, com mais de 31 mil votos da cidade de Roma, na Itália, que este ano ficou em segundo lugar.
Uma candidatura que teve o apoio do Presidente da República Portuguesa, o Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, assim como a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), entre outros.
Braga foi teve como grandes apoiantes os viajantes do Reino Unido, do Brasil e foi uma das principais escolhas de viajantes dos Estados Unidos da América e de França.
Sendo talvez a cidade mais católica em Portugal, recebeu o voto do Vaticano assim como acontece quase todos os anos, cuma cidade extremamente bonita com um vasto património cultural, e artístico sendo um de seus ex-líbris o Santuário do Bom Jesus do Monte, Património Mundial da UNESCO, com seu fantástico escadório e certamente a melhor vista sobre Braga.
Com mais de mais de 2000 anos, “Bracara Augusta” e fundada por Augusto, considerada uma das principais vias romanas na Península Ibérica, sendo sede administrativa do Império Romano. A Diocese de Braga, província romana da Galécia, hoje Galiza, é a mais antiga em Portugal e a mais antiga na Idade Média, de tal forma que chegou até a rivalizar com Santiago de Compostela em poder e importância, por Braga passa um dos Caminhos de Santiago, conhecida ainda como a “Cidade dos Arcebispos”.
Braga foi ainda a Capital Europeia da Juventude em 2012 e a Capital Ibero-Americana da Juventude em 2016, curiosamente o concelho de Braga continua a ser uma das localidades mais jovens do país e da Europa, com mais de 85 mil com residência fixa, muito pela famosa da Universidade do Minho.
Todos estes prémios advêm de das diferentes mais valias de Braga, assim como ser conhecida como a Roma Portuguesa, sua edificação Barroca de seu património e claro sua Gastronomia de excelência, do caldo verde ao Bacalhau à Braga, os tradicionais Papas de Sarrabulho e ao secular Pudim Abade de Priscos.