Logo tours Walkborder

Top 10 locais mais belos para visitar em Portugal

Top 10 locais mais belos para visitar em Portugal

Portugal tem muitos sitios bonitos e incríveis de visitar sem duvida! Por isso iremos partilhar consigo o nosso top 10 locais mais belos para visitar em Portugal, desde norte a sul.

Quinta de Regaleira

A Quinta da Regaleira é um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra. Foi construída entre 1904 e 1910, em pleno período da monarquia.

O Palácio da Regaleira é o edifício principal. Também é designado por Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação associada à alcunha do seu antigo proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro.

O palácio está situado na encosta da serra e foi classificada como Património Mundial da UNESCO em 1995.

O palácio é rodeado de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, lugares que ocultam significados alquímicos, como os evocados pela Maçonaria, Templários e Rosa-cruz. Modela o espaço em traçados mistos, que apresenta a arquitectura românica, gótica, renascentista e manuelina.

Quinta da Regaleira

Monsaraz

A vila de Monsaraz, é rodeada pelas suas muralhas medievais.

Conquistada pelos mouros, no século XII, ao longo do tempo desempenhou um papel muito importante na vigilância do rio Guadiana e da fronteira com Espanha. A beleza e o estado de conservação da vila de Monsaraz são impressionantes. Do alto das muralhas do castelo, construído no século XIV e classificado como Monumento Nacional, podemos ver toda a vila com casas pintadas de branco e telhados de ardósia com a barragem do Alqueva como pano de fundo.

Vila de monsaraz
Vila Monsaraz interior

Algar de Benagil

Considera dos locais mais visitados no Algarve, oAlgar de Benagil é uma cavidade natural formada pela erosão do vento e da água e fica localizado próximo da Praia de Benagil. O acesso pode ser feiro de barco.

Esta é uma gruta impressionante com a particularidade de ter um buraco no topo e oculta uma praia no seu interior. Este recanto da natureza quase primitiva, encontra-se protegido por uma alta falésia, podendo ainda ser encontradas as mais belas grutas da costa portuguesa. É procurada pela alta qualidade e transparência das suas águas, bem como pela sua riqueza e biodiversidade marinha.

Praia Algarve

Monsanto

Uma freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova, na província da Beira Baixa, região do Centro.

É considerada a aldeia mais portuguesa do país. Avista-se na encosta de uma grande derrapagem escarpada, designada de o Pelourinho de Monsanto (Mons Sanctus). Situa-se a nordeste de Guarda. No ponto mais alto, o seu pico atinge os 100 metros. A presença humana neste local data desde a era de Dom Afonso Henriques. A arqueologia diz-nos que o local foi habitado pelos bárbaros, no sopé do monte, também existem vestígios da passagem visigótica e árabe.

Monsanto interior da vila

Foz d´Égua

A aldeia de Foz d’Égua pertence à freguesia do Piódão, na Serra do Açor. Em Foz d’Égua encontramos a confluência das ribeiras de Chãs com a do Piódão, existindo uma praia fluvial.

Caracterizada pelo seu aspecto rural serrano, com típicas casas de xisto e lousa, rodeadas por uma natureza pitoresca, rica em fauna e flora, Foz d’Égua pode não ser tão conhecida, mas basta a beleza natural do ponto de encontro das ribeiras de Chãs e do Piódão, com duas pontes de pedra, para merecer a visita.

Vale do Douro

Uma das mais belas regiões de Portugal, o Vale do Douro. Conhecido por ser a mais antiga região vinícola demarcada do Mundo é também classificada como Património Mundial pela UNESCO.
Uma região produtora de vinhos de grande qualidade com características únicas devido ao solo e ao clima da região, sendo o mais conhecido o Vinho do Porto.

O Vale do Douro também podia ser chamado de vale encantado tal a beleza e encantamento que as suas paisagens oferecem. Num percurso pelos Miradouros que oferecem as melhores vistas, teremos que cruzar o rio de norte para sul e vice-versa. Mas no caminho podemos admirar paisagens deslumbrantes sobre o rio e visitar vinhas, vilas e aldeias.

Forte de São João Baptista

O Forte de São João Baptista, ou simplesmente Fortaleza das Berlengas, localiza-se na ilha de Berlenga Grande, no arquipélago das Berlengas, integrando o conjunto defensivo de Peniche, no distrito de Leiria, em Portugal.

Foi ocupado no início do século XVI por uma comunidade de frades jerónimos que ofereciam auxílio à navegação e a vítimas de naufrágios. No entanto, constantes ataques de corsários obrigou-os a abandonarem o local dando lugar à construção de uma fortaleza militar, com o objetivo de reforçar a defesa da cidadela de Peniche.

Em meados do século XX foi parcialmente restaurada e aberta ao turismo adaptada como pousada e actualmente funciona apenas como casa-abrigo.

Azenhas do Mar

As Azenhas do Mar é uma pequena aldeia no litoral do concelho de Sintra, freguesia de Colares. Desenvolvendo-se ao longo de uma ribeira que corre para o Atlântico e quebra as arribas da costa, e na qual existiam azenhas, tem na base uma praia na qual existe uma piscina oceânica.

Para além da bela paisagem natural, existem várias edificações de interesse, nomeadamente com azulejaria nas fachadas.

Palácio Sintra

Palácio da Pena

Construído a partir das ruínas de um mosteiro do século XVI, pelo rei consorte D. Fernando II de Portugal. Mistura diferentes tipos de elementos góticos, egípcios, mouros e renascentistas e a criação de um parque onde plantou diferentes espécies exóticas de árvores de todo o mundo, fez com se tornasse num dos palácios mais ecléticos da Europa. Um verdadeiro Palácio, localizado num dos pontos mais altos da serra de Sintra. O Palácio da Pena ergue-se sobre uma rocha escarpada, é o segundo ponto mais alto da Serra de Sintra. O Palácio localiza-se na zona oriental do Parque da Pena.

Palacio da Pena

Convento da Ordem de Cristo

O Convento de Cristo é a denominação atribuída a um conjunto de edificações históricas situado na freguesia de São João Baptista, cidade de Tomar, Portugal. O início da sua construção remonta a 1160 e está intimamente ligado aos primórdios do reino de Portugal e ao papel desempenhado pela Ordem dos templários.

Após a extinção dos cavaleiros Templários em 1312, o rei D. Dinis cria uma nova milícia religiosa, a Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo, afirmando a necessidade de defender Portugal dos mouros. A sede da Ordem de Cristo é criada na antiga sede dos Cavaleiros Templários em 1357, onde permanecerá por séculos. Considerado como um dos maiores complexos monásticos da Europa foi classificado pela UNESCO como património mundial, em 1983.

Convento de Cristo

Esperemos que o nosso top 10 locais mais belos para visitar em Portugal tenha ajudado na vossa procura de locais belos em Portugal.

? QUERO CONHECER PORTUGAL ?

About the Author
O Hugo é uma pessoa extremamente comunicativa que adora viajar e ama o que faz. Ainda jovem começou a trabalhar como taxista na cidade de Lisboa que fez com que ficasse a conhecer a cidade e o País como ninguém e para além disso ganhou um gosto especial por comunicar quer seja com as gentes locais ou com muitos turistas com que se cruzada em cada dia. No entanto a vontade de saber mais e dar asas ao que realmente gostava de fazer, decidiu voltar a estudar Turismo na melhor escola de Turismo em Portugal e mudar toda a sua vida para fazer aquilo que realmente gosta, dar a conhecer o seu pais ao Mundo de uma forma genuína e autentica.