Dos Romanos ao período muçulmano, passando pela reconquista cristã e sem esquecer a epopeia dos Descobrimentos portugueses, todos estes são motivos para uma visita ao Algarve, com vestígios milenares, do neolítico a mais recentes, mas não menos interessantes, tais como estações arqueológicas romanas.
Na rota de passagem de bastantes povos, numa ligação quase sempre facilitada pelo imenso mar evidenciada por cinco séculos de influência árabe marcaram para sempre esta região, logo a começar pelo próprio nome: Al-Gharb, O Ocidente.
A presença árabe no Algarve, que se estendeu do século VIII ao XIII, ainda é visível nos nomes das localidades, nas práticas agrícolas, na arquitetura dos monumentos e nos delicados rendilhados dos terraços e chaminés, além do característico branco da cal que adornam as construções.
Com o início da expansão marítima portuguesa no século XV, Lagos e Sagres ganharam destaque sob a liderança do Infante D. Henrique. A famosa escola de navegação de Sagres tornou-se um marco histórico, transformando o Algarve em um destino imperdível. Entre suas deslumbrantes praias de areia branca e suave e sua rica herança cultural, o Algarve é um local repleto de história e beleza natural.
Venha conosco e descubra tudo que o Algarve tem a oferecer em nosso Roteiro de 3 Dias no Algarve!
Itinerário
Partimos de Lisboa, cruzando a ponte suspensa em direção ao Algarve, passando por paisagens adornadas com oliveiras e vinhedos. Chegamos a Évora, Patrimônio Mundial da UNESCO, onde visitamos uma fábrica de cortiça, símbolo de Portugal, que responde por 55% da produção global. Exploramos as ruínas romanas, incluindo o Templo de Diana e a Capela dos Ossos, que abriga os restos mortais de 5.000 monges. Por fim, seguimos para Monsaraz, uma vila medieval com um castelo que oferece vistas impressionantes do Lago Guadiana.
Iniciamos nossa jornada em direção às praias do Algarve, visitando a Praia da Oura e Olhos de Água, até chegar à marina de Vilamoura, cercada por hotéis luxuosos. Paramos na Igreja de Almancil, famosa pelos azulejos barrocos. Seguimos para Sagres, onde, se o tempo permitir, faremos um passeio de barco e exploraremos a Fortaleza de Sagres. O dia termina em Albufeira, onde podemos relaxar na Fortaleza de Santa Catarina, saborear uma refeição e aproveitar a vibrante vida noturna.
.
Partimos do Algarve para Silves, uma cidade com rica herança muçulmana, visível no seu castelo e arquitetura. No caminho de volta a Lisboa, pararemos em Setúbal para saborear uma deliciosa sardinhada, imerso na cultura pesqueira local. Visitaremos a Praça do Bocage, conhecida por sua estátua do poeta e animados cafés. Em seguida, cruzaremos o Parque da Arrábida, admirando suas vistas deslumbrantes. Finalizaremos na vinícola José Maria da Fonseca, famosa pelo vinho Periquita, e, se possível, visitaremos uma fábrica de azulejos em Azeitão.